quarta-feira, 13 de abril de 2011

CASSINO DO GOMES – Colaboração do Granadeiro Gosuen

OPINIÃO 12 de abril de 2011
Jornal do Brasil, Freud e a verdade histórica
Aristóteles Drummond – Jornalista

No momento histórico que vivemos, com a informação atingindo sua plenitude, a verdade dos fatos que marcaram o século passado, no Brasil e no mundo, estão mais do que conhecidos. Portanto, seria natural que se reconhecesse que o Brasil viveu um período autoritário com Vargas e, depois, com os militares, muito mais suave do que seus vizinhos no continente latino- americano, como a ilha-prisão de Cuba. E sem comparação com as práticas da União Soviética stalinista, da China de Mao, do Camboja e Coreia do Norte, para ficarmos nos mais conhecidos.
Com Vargas, fugimos do radicalismo dos extremistas e atravessamos a Grande Guerra em paz interna. Os militares de 64 mantiveram o Congresso aberto, o direito de ir e vir garantido, a propriedade privada respeitada. Além de certa liberdade de imprensa, que também não pode ser comparada em termos de limitações com a dos países já citados e queridinhos de nossos neodemocratas.
Usa de má-fé quem se nega a ler os jornais da época, dos meses anteriores e posteriores ao 31 de março de 64. Se o fizessem, constatariam que o movimento não foi militar, mas cívico- militar, com adesão e participação decisiva de cinco governadores eleitos, livremente, em Minas, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Guanabara. O militar que assumiu, Castelo Branco, foi referendado pelo Congresso – com o voto de JK – tendo dois outros ilustres militares competindo: o marechal Dutra, ex-presidente da República, e o general de exército Amauri Kruel.

Tem muita gente ignorante que fica repetindo aleivosias como “golpe” e “ditadura” para definir o movimento que contou com amplo apoio político e da opinião pública. E outros mais, que imaginam que a juventude que apelou para a “luta armada” o fazia por amor à democracia, e não, como é fato inquestionável e confesso, pelo comunismo e com recursos vindos da Internacional Comunista. O regime era autoritário, ditadura nunca. Por estas e outras é que foi uma pena o PSDB não ter permitido a candidatura jovem de Aécio Neves, que teria virado a página da história. Ele personifica o equilíbrio, sendo filho de deputado que apoiou o regime, neto de deputado que fez oposição ao mesmo regime e colaborou para seu fim pacífico.
Curioso é que nos países europeus que sofreram no comunismo, como a Polônia e Alemanha Oriental, não se fala em revanchismo, não se foca no retrovisor; olha-se apenas para a frente, apesar de barbaridades cometidas, o que não foi o nosso caso. Só por aqui e na Argentina – que foi violenta e bárbara dos dois lados – é que reina essa ruminação suspeita e de objetivos, na maioria dos casos, meramente financeiros.
O grande desafio da presidente Dilma é virar a página, cuidar de fazer um bom governo, vencer dificuldades, conter gente que vive na utopia facilitada pelos vencimentos públicos. Está se saindo muito bem. Tem tido o reconhecimento da nação, das suas forças mais representativas em termos de cultura e progresso. Não pode e não vai perder essa oportunidade. Ela mesma sabe que lutou contra um regime fechado, pensando em outro mais fechado ainda. É honesta ideologicamente, e devemos acreditar que hoje é uma democrata convicta, que sabe que faz parte das democracias a anistia para valer. De Gaulle, por exemplo, anistiou quase 200 mil franceses, quando concluiu que teria de julgar mais de 400 mil.
Vamos mostrar grandeza, vamos cultuar a verdade, dos fatos e dos números. Os militares brasileiros são exemplares, na dignidade, na disciplina, nas afinidades com o povo de vez que são oriundos do povo. O general Augusto Heleno, dos mais admirados, acaba de mostrar que é um grande patriota. Atendeu, “numa boa” o pedido de seu comandante e abriu mão de um belo discurso que iria pronunciar. Guardou para o registro de sua vida. Atitudes assim é que mostram desprendimento e tolerância. Nem por isso deixou de ser uma referência para seus companheiros e uma esperança para os que o acompanham com admiração.
>

2 comentários:

Anônimo disse...

"...e assim, vai a humanidade e o povo brasileiro ficando a dever a cidadãos que , abrindo mão de seus direitos e até a propria vida (Tiradentes,Vargas e Cristo) em prol de outros.Sabemos bem que se AÉCIO tivesse seu nome aprovado, mesmo com SERRA como vice, talvez o quadro atual fosse outro. Ninguém sabe se melhor ou pior. Se AÉCIO tivesse sido o Vice de Serra, o quadro seria o mesmo de hoje, pois ficou bem patente que o povo brasileiro não confia na maciez da fala serrana.Como diz o texto acima, e como dizia o saudoso TANCREDO NEVES, vamos deixar a água bater nas pedras e estudar a espuma.Esperar é o que o povo Brasileiro mais sabe fazer. Espero que desta vez ele alcance. DELFIM NETO já pedira certa época atraz para "esperarmos o bolo crescer e aí sim, depois, repartimos".Até quando e que tanto eram as incógnitas da promessa. A farinha acabou, o forno esfriou, e nada de me servirem , ao menos , as migalhas do tal bolo. E esperar é o que mais tenho feito. Incessantemente, ininterruptamente.Um abraço a todos do BS-Até 01 de Julho, lá no BGP.XEREM- 13/Abril/2011-ANIVERSÁRIO DO GOSUEN- Parabéns a ele.

Anônimo disse...

aproveito o gancho da postagens, para saudar o amigo GOSUEN, desejando feliz aniversário, muita paz saúde e prosperidade..

grande abraço
joão carlos
bs ibitinga